Criada no dia 10 de março de 2015, o Sicoob Universidade surgiu com foco na busca da excelência profissional e na expansão e profissionalizado do negócio.

Através da profissionalização da gestão, a adoção das melhores práticas de governança corporativa e a preservação dos princípios e valores cooperativistas, sem perder o objetivo econômico; sua missão se resume em sustentar a visão de futuro do Sistema Sicoob, viabilizando a integração do sistema, a expansão dos negócios e a perpetuação dos valores do cooperativismo.

Em 2016, o Sicoob Universidade emitiu 380 certificados de conclusão de cursos online. Até o final de 2017, oferecerá 587 horas/aula de cursos presenciais de capacitação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e Sescoop, entre outras entidades.

Em resumo: são cursos oferecidos aos 35 mil empregados e dirigentes do maior sistema cooperativista do Brasil, cuja qualificação o Sicoob entende como essencial para impactar o relacionamento com associados, clientes, fornecedores, comunidades onde estamos inseridos, enfim, um impacto em todas as frentes do nosso negócio.

As ações educacionais estão distribuídas entre quatro grandes escolas. São elas: Liderança e Governança; Negócios; Excelência Profissional; e Cooperativismo, Cultura e Cidadania.

Cada seguimento, funciona como um grande pilar de conhecimento.

A Escola de Liderança e Governança existe para desenvolver os nossos executivos: superintendentes, gerentes e supervisores. O foco é no desenvolvimento do sistema de governança e a finalidade é trabalhar este público para criarmos uma identidade de gestão.

A Escola de Cooperativismo, Cultura e Cidadania traz a nossa essência, o DNA. Ela existe para informar e aprofundar o empregado sobre as práticas do cooperativismo, mostrar como deve ser o nosso trabalho em termos de identidade, comportamento, padrões éticos. Ciente de tudo isso, ele está realmente apto para trabalhar conosco.

A Escola de Excelência Operacional existe para ensinar o empregado a entender melhor suas atribuições. É um eixo voltado para as questões normativas e para os processos. Bem informado a respeito de tudo, ele terá uma compreensão mais abrangente do seu papel no dia a dia do trabalho.

A Escola de Negócios tem a finalidade de ensinar tudo sobre o portfólio de produtos e serviços, de que forma devemos comercializá-los, acentuando o foco no atendimento personalizado de qualidade para que os cooperados sintam-se verdadeiramente donos do negócio (o que efetivamente são) e mais parceiros no crescimento da cooperativa e de todo o Sistema Sicoob. 

Em dois anos de existência, uma das entregas mais importantes consiste nas Trilhas de Aprendizagem. Tratam-se de soluções educacionais agrupadas por assunto, oferecendo múltiplas formas de aprendizagem visando à aquisição e produção de conhecimentos para o desenvolvimento de competências.

Em suma, consideramos o Sicoob Universidade uma ferramenta, de cunho altamente estratégico no desenvolvimento de talentos humanos, onde vem potencializar nossa representação cooperativista no seguimento financeiro.